Notícias

Presidente da ABFLP em abertura do IX Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais

28/09/2017 - 11:18 - Por: ABFLP

Encontro de Joinville

Solenidade de encerramento emociona participantes;

evento foi o primeiro da área na região Sul

 

Uma emocionante solenidade marcou o encerramento do “IX Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais”. Dois momentos especiais tocaram os mais de 160 participantes do evento: um vídeo apresentado pela ONG As Fissuradas; e outro produzido por pais de crianças assistidas pelo Centrinho de Joinville.

Realizado em parceria com a Smile Train, este foi o primeiro congresso anual da ABFLP na região Sul, porque Joinville figura entre os cinco centros de excelência no país no atendimento ao paciente com fissura lábio palatina.

O Congresso recebeu participantes oriundos de todas as regiões e inclusive de outros países. A assistente social Jacirema Campos Bentes recebeu homenagem especial pela sua dedicação voluntária em prol dos lábios leporinos. A próxima edição do evento, em setembro de 2018, será em São Paulo; e a de 2019 no Rio.

O cirurgião plástico Eric Hublic, membro consultivo da Smile Train, foi um dos principais convidados da nona edição. Para ele, o Congresso de Joinville representou a oportunidade de profissionais de diversas áreas “unificarem o approach” em torno das doenças lábio palatinas. Acrescentou que também nos Estados Unidos existe uma mobilização intensa de luta contra o preconceito, resultante de uma sociedade que adotou um padrão de beleza no qual alterações são encaradas como algo excepcional.

Balanço geral

Elizabeth Castineira  Fernandes, presidente da ABFLP, parabenizou a comissão organizadora do Congresso e fez um agradecimento especial à Smile Train. Citou o trabalho voluntário realizado pelas ONGs e acrescentou que a Associação pretende fazer com que eventos deste porte percorram todas as regiões do país. Destacou que a entidade à qual dirige se sente privilegiada, por conta da efetiva cooperação entre as equipes interdisciplinares envolvidas no tratamento do fissurado lábio palatino. O Brasil, em sua opinião, desponta na liderança do atendimento a esses pacientes, atraindo inclusive profissionais de outros países.

O cirurgião plástico Marco Aurélio Gamborgi, presidente da Comissão Científica do Congresso de Joinville, acredita que o evento conseguiu passar a sua mensagem. O programa incluiu palestras, workshops, conferências e demais atividades com profissionais de todas as áreas. Colegas com diferentes níveis de experiência e diferentes gerações estiveram reunidos, compartilhando conhecimento, ensinando e aprendendo.

O professor Diógenes Laércio Rocha, Mestre e Doutor pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de São Paulo, deixou como mensagem aos colegas das novas gerações que participem de eventos de atualização científica. Que partam de onde os mais experientes chegaram, alcancem o aprendizado básico, adotem uma rotina e uma conduta e tentem executar tudo da melhor forma.

O professor Nivaldo Alonso, membro da Smile Train Brasil, afirmou que, sem congressos como o de Joinville, “não conseguimos andar, não conseguimos dar um passo após o outro”, no sentido de propiciarmos o melhor ao nosso paciente. Hely Brosco, um dos pioneiros da área no país, no Centrinho de Bauru, pensa como Nivaldo Alonso. Ele acrescentou que é importante haver “sensibilização e amor” pelo ser humano. Que um paciente reabilitado vale por muitos sorrisos e isto “não tem preço”.

 

   

VOLTAR A LISTAGEM DE Notícias

Parceiros